terça-feira, 6 de novembro de 2012

Experiências de leitura e escrita

Abençoadas as palavras de minha avó paterna quando dizia que "a leitura é uma viagem na qual não pagamos nada e usufruímos de extraordinárias paisagens". Pensamento este, oriundo de uma pessoa extremamente simples, que possuía apenas os primeiros anos da educação básica mas que mantinha um gosto refinado pela leitura. Alinho a citação acima com o depoimento de Antonio Candido, quando o mesmo diz: "A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante."
Não diferente de outros depoimentos, meu primeiro contato com a leitura e escrita foi através da avó Maria que lia as histórias dos livros adquiridos no antigo Baú da Felicidade (loja do Sílvio Santos), isto mesmo, ela pagava um carnê que poderia ser revertido em mercadorias e, dentre os itens, jamais se esquecia dos livros de histórias infantis. Um dos títulos que eu mais gostava era "As aventuras de Robson Crusoé". Era encantador vê-la contando, que saudade!
Este foi, certamente, um episódio que fez desencadear em mim, o gosto pela leitura.Gosto este que fez-me escolher anos mais tarde, o curso de Letras e a Especialização em Literatura. Sou muito grata aos meus familiares e meus professores pelos bons exemplos de leitores que tive em minha vida. Hoje, fico extremamente realizada quando consigo influenciar o gosto pelo leitura em meus alunos.

                                                                                               Daniela Bianchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário